domingo, 29 de janeiro de 2012

Escolhendo sabores

Em toda minha adolescência, e logo depois que completei 20 anos, considerei a cerveja uma péssima bebida. Dizia "quem é que consegue tomar esse negócio amargo???". Era uma relação do tipo pecado X cristão: a cerveja lá, longe de mim, e eu aqui esquivando de tomá-la durante as festas e momentos sociais em que ela estava presente.

Até que um dia resolvi comprar um lata de Brahma (não!, não estou fazendo propaganda!!) e senti algo diferente. Disse "Nossa, não está ruim. Gostei desse sabor". Talvez tenha sido porque ela estava muuuito gelada e estava fazendo um calor daqueles. Mas foi algo novo. É como se você, que sempre odiou quiabo, um dia, prova e gosta! Foi bem assim.

Depois disso, mantive a idéia de que "tomar cerveja" é diferente de "saborear cerveja". Me parece que tomar cerveja é um hábito comum daqueles que pretendem ficar bêbados com ela. Não era o que eu pretendia.Adorava parar em frente àquelas prateleiras de cervejas especiais que alguns mercados possuem, como o Pão de Açúcar (onde comecei a conhecer outros sabores), e lojas especializadas.

Depois daquela lata de Brahma resolvi arriscar e comprei algumas garrafas de Devassa (na época, ainda era uma cervejaria independente e não havia sido comprada pela Schin). Foi fantástico!! Sabores e texturas muito diferentes. Depois disso foram garrafas da Eisenbahn, Baden Baden e tantas outras (importadas inclusive).


Então, se você não é daqueles que apenas tomam cerveja, talvez tenha se perguntando o mesmo que eu, "o que mais existe, em termos de sabores, no mundo da cerveja?". É justamente o que esse blog quer mostrar: sabores!! Serão relatos de degustações do ponto de vista de um comsumidor apaixonado pela bebida mágicamente originada de água, lúpulo e malte.

Espero que você goste. Cheers!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário